Como se livrar do medo em 6 passos
Algumas pessoas têm medo de barata, outras têm medo de voar de avião, ou medo de água, medo de lagartixa, medo de altura, entre outros.
Esses são medos muito comuns. Porém, quando o medo é muito intenso e não condiz com a realidade, chegando a ser incapacitante a ponto de causar algum prejuízo na vida da pessoa, como alterar a sua rotina ou interferir em seus relacionamentos interpessoais, estamos diante de uma fobia específica.
Aprenda a deixar de ter medo em 6 passos com as dicas apresentadas abaixo:
1 Faça uma lista hierárquica das situações que mais lhe causam medo. Comece pela situação que menos assusta e siga para as que mais assustam, de forma progressiva.
2 Faça uma lista das atitudes que promovem segurança – coisas que você faz para que se sinta mais seguro.
3 Percorra seu caminho pela lista das situações que causam medo, da menos assustadora àquela que mais assusta. Deixe de lado as atitudes que lhe fazem sentir seguro e permaneça nesta situação desafiante.
4 Continue nesta situação até que a sua ansiedade diminua pelo menos até a metade sem que você faça nada para controlá-la.
5 Repita sua exposição a esta situação temida por diversas vezes até que seu medo seja reduzido.
6 Parabéns, você conseguiu! Anote seus resultados.
Fontes:
Terapia cognitivo comportamental para leigos, de Rhena Branch e Rob Willson, editora Altabooks, 2011 e Portal Educação.
Atenção: Nenhuma técnica isolada substitui a psicoterapia. Caso você tenha algum problema que atrapalhe a sua vida de alguma forma, procure ajuda profissional.