Sim, mas – bobagens que as pessoas inteligentes cometem
Olá! tudo bem com você? Eu fiz uma série de vídeos no YouTube sobre algumas bobagens que as pessoas inteligentes cometem, que podem prejudicar bastante a vida dessas pessoas. Em suma, essas bobagens são erros de pensamentos, mais comumente denominados na clínica psicológica de distorções cognitivas.
Este é o décimo vídeo da série de 15 bobagens que as pessoas inteligentes cometem. Por isso, o tema agora é o pensamento condicional do tipo “Sim, mas”, um dos erros de pensamentos mais comuns entre as pessoas que têm problemas significativos relacionados a ansiedade e a preocupação.
Há muitas preocupações produtivas e necessárias
Antes de tudo, é preciso salientar que muitas das nossas preocupações são produtivas e necessárias, pois elas nos ajudam a nos proteger e nos deixam mais cuidadosos para evitar e resolver problemas.
Mas por que você deve evitar o Vício do Sim, mas?
Essa bobagem faz com que as pessoas encontrem algo negativo em qualquer situação apresentada a elas. Esse modo de pensar surge como forma de refutar qualquer interpretação positiva sobre o fato. Essas pessoas estão sempre fazendo racionalizações negativas sem sentido ou improváveis para justificar o pessimismo.
Isso causa um grande incômodo na vida de quem pensa desse jeito e na vida dos outros. As pessoas que cometem o vício do sim, mas geralmente são conhecidas como pessimistas e excessivamente reclamonas.
Concluindo, você precisa evitar o negativismo do Sim, mas, que faz parte das bobagens comuns que as pessoas inteligentes cometem. Ao invés de ver sempre o copo meio vazio, que tal considerar outras possibilidades, como o contrário, por exemplo?
Assista o vídeo abaixo e comente o que você achou dessa bobagem:
Bom, se você gostou do vídeo, inscreva-se no canal, ative no sininho e compartilhe para que mais pessoas possam ser ajudadas. Clique aqui para assistir o último vídeo. Até o próximo!