Atendimento Psicológico Online – Saiba como funciona
Está cansado(a) e sem disposição para enfrentar horas de trânsito para receber atendimento psicológico? Saiba que agora você já pode ser atendido(a) do conforto do seu escritório ou casa e a qualquer hora pelo smartphone, tablet ou computador, graças ao avanço da tecnologia e à resolução Nº 11/2018 do CFP.
O Conselho Federal de Psicologia regulamentou o atendimento psicológico online, bem como as demais prestações de serviços psicológicos realizadas por meios de tecnologias da informação e da comunicação, através da resolução nº Nº 11/2018 . Vale lembrar que a resolução Nº 11/2012 já autorizava a realização de serviços de atendimento psicológico online, com restrições. Saiba mais aqui.
Os serviços psicológicos podem ser realizadas desde que sejam prestados preservando a qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional, bem como nas demais disposições do Código de Ética Profissional e legislações correlatas e não firam o código de ética Profissional da(o) psicóloga(o).
As modalidades de serviços psicológicos online de forma síncrona ou assíncrona aceitas são as seguintes: processos de seleção de pessoal; aplicação de testes devidamente regularizados por resolução correspondente; supervisão técnica de serviços prestados por psicólogas e psicólogos; entre outros.
Em todos os serviços citados, cabe ao psicólogo especificar os recursos tecnológicos utilizados para que o sigilo das informações seja garantido e esclarecer o cliente sobre isso.
É obrigatória a realização do credenciamento do profissional e o cadastramento dos serviços no Conselho Regional de Psicologia no qual o profissional está inscrito, devendo manter site exclusivo para a oferta dos serviços psicológicos com registro de domínio próprio mantido no Brasil e de acordo com a legislação brasileira para este fim.
De acordo com dados publicados no site Saúde, da Editora Abril, a média diária de uso do celular dos brasileiros é a mais alta do mundo: quatro horas e 48 minutos. Os dados foram retirados de um levantamento realizado pela empresa de estatísticas Statista e são referentes ao ano de 2016.
No Brasil, o tempo de uso do aparelho mais do que dobrou em quatro anos. Em 2012, a média era inferior a duas horas diárias – em 2016, já estávamos à beira das cinco horas.
Agora que você já está ciente das facilidades proporcionadas pela tecnologia, e de quanto tempo você usufrui dela diariamente, que tal dedicar parte desse tempo à sua saúde mental?
Para mais informações, acesse a RESOLUÇÃO CFP Nº 11/2018.
Fonte: Saúde.abril.com.